Temas
A sustentabilidade do calçado!
A sustentabilidade é uma tendência? foi a pergunta que fiz na última palestra junto dos industriais do calçado. Afinal matéria prima não é lixo! Há muitos desafios neste sector! (Re)pensar a moda!
Mas afinal, o que é moda sustentável?
Na última mentoria com uma marca, a fundadora disse: “Quero que a minha marca seja o mais sustentável possível. Quero usar algodão orgânico e materiais naturais.” Esta frase marcou-me, porque diz muito sobre o panorama atual e sobre a ideia vaga do que é ser sustentável. Mas, afinal, o que é uma marca sustentável?
Influenciar na Incerteza
“O futuro é cada vez mais sobre deixar de prever o futuros e explorar mais a incerteza”. E é tão verdade, a pandemia veio provar que fazer moda é cada vez mais um ponto de interrogação? e isto reflecte-se nas tomadas de decisão. Esta semana falei com várias creators (aka influencers) e tentei perceber como é que a sua influencia está a ser usada e como é que as marcas estão a reagir à pandemia
O verdadeiro “vírus chinês”
O verdadeiro “vírus” Chinês está nas empresas privadas americanas chamadas de “G-Mafia”: Google, Microsoft, Amazon, Facebook, IBM e Apple. O verdadeiro “vírus” Chinês está na visão anti-humanista de Xi Jinping que tem sobre controlo as quatro gigantes tecnológicas: Baidu, Alibaba, Tencent e Huawei. Estas 10 grandes potências tecnológicas usam o algoritmo não para informar ou libertar, mas para influenciar, enviesar, castrar e punir, o nosso pensamento e conhecimento sobre o mundo. O artigo desta semana, é sobre o “verdadeiro vírus” que está afetar a nossa democracia e a tornar-se uma ameaça global anti-humanista.
Hello 2041!
Numa sociedade que se contamina e influencia, hoje, dia 1 de 2021, temos a obrigação de desenhar o nosso futuro. O artigo que vos escrevo é sobre as decisões de 2021 que irão ser sentidas em 2041, na tentativa de em conjunto construirmos um futuro mais promissor, que começa hoje.
A influência coletiva
Constatei que a influência já não está refém de um “típico” influenciador digital. A influência está cada vez mais descentralizada, porque todos nós podemos influenciar e criar conteúdo relevante. Contra todas as expectativas, em 2020 consciencializei de que faço parte do novo tipo de influência.
5 dicas para melhorar as vendas on-line
Contra factos não há argumentos, a pandemia veio para ficar e as marcas terão mesmo de transitar para o digital. É inevitável! Mas como é notório, há quem tente comprar mas fica frustrado com o processo de compra. Se há coisa que devemos de em consideração é o sentimento que provocamos.
O Poder do Storytelling e do seu Herói!
Ao contrário do que muitas marcas pensam, o sucesso das redes sociais não se prende apenas ao algoritmo, o sucesso das redes sociais deve-se ao facto de serem são feitas de e para pessoas. Então o que faz algumas marcas terem mais sucesso do que outras? Uma reflexão sobre o poder do storytelling e do seu herói!
A utopia do "consumo consciente"
Bater por amor é amar? Insultar baixinho é elogiar? Comer um doce menos calórico é comer bem? Então porque motivo acreditamos que consumir um produto menos mau é consumir bem? Esta falsa sensação vem da utópica expressão “consumo consciente”. Ela significa minimizar o impacto no planeta. Mas já pensaram que minimizar não é resolver?! Porque “Fazer menos mal não é fazer bem”.
O Fim dos Tabus!
Porque motivo continuamos a estranhar a cena do tampão na série “I may destroy you” da HBO? ou a vela “The Smells like my Vagina” de Gwyneth Paltrow? Porque motivo a Evax insiste que o sangue é limpo e azul? Com tantas manifestações sobre sexo, menstruação, vaginas, prazer pessoal e auto-cuidado, estaremos perante o fim dos tabus?
Como as redes sociais estão a mudar a TV
O trend topic desta semana foi a influenciadora digital Helena Coelho, como apresentadora de televisão ao lado do Ruben Rua. Para os mais distraídos, este fenómeno não é de agora! Já vimos a Pipoca mais Doce, a Mafalda Castro e até a Joana Barrios a moverem-se do digital para a caixinha mágica. Estaremos perante um novo género de influência digital?
Quero o meu algoritmo de volta!
Tudo o que menos desejo é ficar dependente do algoritmo, no entanto, após visualizar o documentário “O dilema das redes sociais” disponível na NETFLIX, percebi que já estou / estamos reféns.
Ugly Beauty
A indústria da maquilhagem não será um sector tão ou mais poluente que o vestuário? Conheçam o lado negro da indústria da cosmética.
A imaterialidade da moda
A pandemia veio acentuar os erros da indústria da moda. Stocks parados, coleções vendidas ao desbarato e cancelamentos de “novas coleções”, o conceito de sazonalidade parece obsoleto. Ainda existem tendências? Como devemos prever o futuro, se o futuro é AGORA?
6 tendências que vão mudar as vendas!
Existe um sentimento generalizado que não sai da nossa memória e que se vai prolongar — O Medo. A insegurança, a incerteza e a angústia foram alguns dos sentimentos que tomaram conta das nossas vidas e são eles que estão a moldar e a acelerar novos comportamentos de compra, novos produtos e novos negócios.
Comunicar com relevância em tempos de crise
As lojas físicas estão fechadas, o marketing de influência está cancelado e o interesse por produtos não essenciais à vida, deixaram de ser prioritários. Em tempos de crise, como é que as marcas devem agir? Estarão prontas para desenvolver novos formatos, atrair, inspirar e envolver a sua comunidade?
O corona é meu amigo!
Em nome da proteção coletiva cancelamos projetos, suspendemos empresas, fechamos fronteiras e impedem-nos de sair de casa. Que lição a humanidade pode tirar de tudo isto? Pela primeira vez sinto-me uma cidadã do Mundo. O vírus é de todos. Mas será que ele veio para nos matar ou para nos salvar?
Design Circular
Tudo começa no design. Vejo muitas marcas desenharem produtos preocupadas com a origem das matérias, mas poucas preocupadas com a ideia do fim. Para além de reduzirem a sustentabilidade à matéria prima, elas iniciam o seu pensamento na economia circular, mas terminam na economia linear, pensada para o descarte. Por isso, gostava de vos falarmos sobre como podemos efetivamente “Desenhar para a circularidade”.
O Lixo como Erro de Design
Matéria prima não é lixo, por isso hoje vemos muitas marcas a dar um grande ênfase ao uso do dead stock. Mas será que comprar dead stock é perpetuar a ideia do erro? Será o lixo um erro de design?
A Influência “Activista”
A By Malene Birger lançou a coleção cápsula Made With Care com a Net Sustain. A coleção teve como rosto a “influenciadora ativista” Doina Ciobanu. Em tempos de urgência climática, será o marketing de influência um possível caminho para a educação, neste tema tão complexo?