Temas
RAP Responsabilidade Alargada do Produtor Têxtil
No âmbito da estratégia europeia para a circularidade dos têxteis, em 2018 saiu o Artigo 12.º referente à responsabilidade alargada do produtor (RAP). Todos os Estados-Membros da UE deverão cumprir um novo requisito de criação de sistemas de recolha seletiva de têxteis, até 2025, mas até à data, a França foi o único país da UE que ativou o regime de RAP para os têxteis. Será que podemos aprender com os Franceses?
Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
Ao adotar a economia circular, as marcas devem definir os seus Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Como comprar sustentável de forma segura?
Em 2019 quando comecei a intensificar o meu estudo sobre sustentabilidade, fui a todos os grandes marketplaces: Net-a-Porter, Farfetch, Mytheresa e procurei pelo filtro “sustentabilidade”. Para meu espanto, nenhuma plataforma o tinha.
Valérius 360
No Âmbito do programa “Progressive sustainability in Fashion Design” promovido pela ESAD, tive a oportunidade de visitar a Valérius 360. Desafio-vos a fazer uma visita guiada ao processo de reciclagem têxtil. Neste artigo falamos sobre a importância de descartar resíduo têxtil com critério!
Será o Lixo um Novo Luxo?
Será o Lixo o Novo Luxo? Conto-vos tudo sobre a 4ª edição do Meet The Maker que decorreu na fábrica Procalçado, onde se fazem os sapatos da Lemon Jelly. Falamos sobre a a nova lei dos resíduos texteis e do Passaporte digital de produtos que entrará em vigor já em 2025 na União Europeia.
Podcasts de 2021
Em 2021 participei em vários Podcasts aprofundando um pouco mais as minhas áreas de atuação. Desde o branding, à comunidade de makers, à forma como devemos comunicar sustentabilidade até à forma como devemos pensar na nossa marca pessoal.
UTILIZADOR é o novo consumidor
No capitalismo moderno, a economia da partilha é um sistema socio-económico construído com base na ideia de compartilhar recursos. Este modelo quebra com a forma como compramos e vendemos produtos. Inclui a criação, produção, distribuição, comércio e consumo partilhados de bens e serviços por diferentes pessoas e organizações. A moda estará pronta para este novo modelo?
Reciclado é Reciclável?
Sempre que uma marca me diz ser sustentável, fala-me de matérias primas. Mas será que as marcas entendem verdadeiramente a sua escolha ?
Estratégias de Design Circular
Vejo muitas marcas, iniciarem o seu pensamento numa economia circular, mas terminam na economia linear. Quando me perguntam que marcas circulares portuguesas conheço, confesso-vos que não cabem numa mão. A maioria está empenhada em “minimizar” impactos em vez de os eliminar. E é urgente falar do FIM do FIM. Por isso, hoje gostava vos falar em estratégias de design circular, onde a ideia principal é: Imagina que não existe lixo!
Sustainable Talks by Porto Business School
Fui uma das convidadas do Sustainable Talks promovido pela PBS - Porto Business School.
É urgente entreter!
Num mundo virado do avesso, assistimos à tempestade perfeita: pós-pandemia, escassez de matérias-primas, falta de mão de obra, guerra, crise energética e crise migratória. As marcas vão ter de se adaptar a esta nova realidade que exige flexibilidade e, acima de tudo, criatividade. Por isso, hoje falo-vos da urgência de entreter o coração 🥰.
After Drop - Drip
Com o crescimento do e-commerce, a maioria das marcas está focada em: "Como fazemos para o cliente colocar mais produtos no carrinho?", mas a pergunta que se impõe é: “O que é que o cliente quer e porque precisa da minha marca?”
Descartar roupa pode ser circular?
“Na verdade, nós somos caros!”, esta frase tem andado na minha cabeça nos últimos tempos. E ela surgiu a propósito da subida das matérias primas e do lobo chamado fast fashion. Sempre que penso em moda, penso num monstro difícil de domar. Lembram-se do Artigo: “A Zara como a Solução do mundo?” É isso! acredito piamente que só o poder do fast fashion pode mudar o consumo. Por isso tenho-me questionado, e se a ZARA for mesmo a solução? e descartar roupa em vez de criar um problema, gerar uma solução?
Meta, Gaming e Cripto
Não podemos olhar para o Metaverso sem considerar a evolução das interações sociais e as transações comerciais, que ocorrem cada vez mais em mundos virtuais. A esta camada, acrescentamos a tecnologia de blockchain e as criptomoedas. Não é futuro. É agora. Deixo-vos a minha reflexão sobre Meta, Cripto, Blockchain, Tokens e NFTs.
10 dicas para vender em 2ª mão
Acredito que vem aí uma grande revolução na reciclagem, mas antes de reciclar (reciclar é o último R) temos de prolongar a vida dos nossos produtos. A Farfetch agora faz revenda de produtos em segunda mão. Depois de ter experimentado o OLX e a Vestiaire Collective, chegou o momento de experimentar a Vinted. Fiquei chocada com a rapidez da venda. Há efetivamente um público muito específico que compra produtos em segunda mão. Para além disso, se queres ser vendedor, identifiquei as vantagens e desvantagens nas diferentes plataformas. Revelo mais abaixo tudo o que tenho aprendido.
O influenciador 5.0, influenciar de verdade
Na última aula da “maratona da sustentabilidade” tive como convidada a influenciadora digital Catarina Barreiros. No final da aula a Catarina lançou uma bomba: “Perdi 45 mil euros por dizer não a alguns projetos. Acho que devíamos falar sobre isto”. E fiquei a pensar que estamos a trabalhar numa nova camada de influencia - Os influenciadores 5.0, os influenciadores de verdade.
Black Friday, sim ou não?
Uma marca nacional perguntou-me: "Como marca sustentável, devo fazer Black Friday?"
O Black Friday surgiu para "Celebrar o início da Época Festiva" e transformou-se num dia "Negro". É considerado um dos dias de maior consumo do ano, porque as marcas aproveitam para escoar stock e aplicar promoções escandalosas. Mas as marcas estão no limbo. Por isso, hoje dou-vos a minha visão.
Vou Sair do Instagram!
"Saí do instagram", este era o título de uma newsletter que recebi a propósito do “lockdown”no instagram. Este título e todo o zururu sobre o apagão da semana fizeram-me reflectir sobre o quão depende estamos desta rede. Hoje o artigo é sobre a nossa hipotética saída do “Instagram” e sobre novas formas de promovermos os nossos negócios online. Por isso decidi juntar 3 estratégias de conversão alta. Estás pront@ ?
O hábito como estratégia
Coincidência ou não, nos últimos meses tenho sido impactada com inúmeras leituras sobre “hábitos”. Desde que fui mãe, escuto com regularidade: “É muito importante manteres os hábitos e rotinas do bebé, irá sentir mais segurança”. A verdade é que esta ideia foi reforçada quando ao ler um livro sobre branding fui impactada pela história do “patinho feio” e como nós desejamos histórias que já nos são comuns.