Vou Sair do Instagram!

"Saí do instagram", este era o título de uma newsletter que recebi a propósito do “lockdown”no instagram. Este título e todo o zururu sobre o apagão da semana fizeram-me reflectir sobre o quão depende estamos desta rede.

Hoje o artigo é sobre a nossa hipotética saída do “Instagram” e sobre novas formas de promovermos os nossos negócios online.

Por isso decidi juntar 3 estratégias de conversão alta. Estás pront@ ?

Perguntei às marcas se estavam "dependentes" desta rede, as quais na maioria responderam "não depender do instagram". Digamos que, BAHHHHHH, não acredito. 

Talvez a palavra “dependente” seja forte demais, mas, apesar de as marcas até fazerem outras ações fora do instagram, a energia que colocam nas outras redes é diferente. E porquê? porque está todo o mundo no instagram. É inevitável!

Como consumidora, é mais fácil viajar infinitamente no feed e nos stories, onde conseguimos visualizar inúmeras marcas, produtos e escolher o que queremos sem esforço.

Mas, na verdade, estamos todos dependentes do Mark Zuckerberg e, se ele falha, teremos problemas sérios. Já sentimos isso quando algumas marcas veem a sua conta hackeada. É um verdadeiro desespero saber que simplesmente desaparecemos para uma plateia que religiosamente nos segue.

Se tivesses de sair do instagram, o que irás fazer para comunicar online com o teu potencial cliente?

Não fiques refém do instagram, hoje revelo-te 3 estratégias digitais fora do instagram. Neste artigo destaco algumas campanhas criadas exclusivamente para uma comunicação online, impulsionando as vendas e aumentando a lealdade do comprador.

1 - A BELA DA NEWSLETTER NUNCA FALHA

Numa aula, uma aluna alertou para a desvalorização da newsletter e revelou que, em pleno apagão, a influenciadora digital Vanessa Martins fez disparar uma newsletter com o titulo “Calma! Aproveite e vá às compras!”

Na falha do instagram, a plataforma Frederica reforçou que, apesar de as redes sociais estarem em baixo, esta era uma ótima oportunidade para as clientes navegarem com mais tempo no site e fazerem compras mais conscientes. Eh Voilá, a marca superou a adversidade e aposto que fez vendas! Neste detox obrigatório de instagram, a loja Frederica sugeriu via newsletter inúmeros produtos que promoviam o bem-estar.

3 dicas para angariar emails de potenciais clientes?

  1. Cria uma newsletter atrativa para a tua plateia com novidades da marca

  2. Cria um Ebook que ensine alguma coisa

  3. Cria um botão “ser notificado” em produtos que estão “sold out”.

2 - À DISTÂNCIA DE UMA SMS

SMS de Urgência

Sim, enviar uma mensagem de texto para clientes a alertar de um produto novo e de edição limitada pode ajudar a vender. E porquê? Porque limitar um produto ou o tempo da oferta cria o sentido de urgência. Fazer a oferta por um período limitado ajuda a evidenciar o sentido de exclusividade.

SMS com benefícios

A marca pode também enviar uma SMS ao cliente com os benefícios de um produto, oferendo um conteúdo de qualidade diretamente relacionado com o produto disponível (vê o exemplo da Vanessa).

SMS contagem decrescente

Agora que estamos perto do Natal, via SMS, também podes enviar 25 dias de dicas de presentes. A mensagem de texto pode incluir um GIF divertido e natalício, relevando o presente mais recentes. E porque pode converter em vendas? Porque a “contagem decrescente“ gera entusiasmo e o efeito surpresa a cada dia. A visita à vossa loja online irá incentivar à navegação e até gerar trafego para outras oportunidades de conversão, ajudando a gerar mais receita.

3 dicas para angariar número de telemóvel

  1. Na compra online, solicita o telemóvel

  2. Caso faças a venda por DM no instagram, via MBway, regista o número do cliente

  3. Caso o apoio ao cliente aconteça via WhatsApp, guardar o número do cliente

3 - A REDE QUE (QUASE) NINGUÉM CONHECE

Uma outra estratégia que podes adotar é criar um novo canal de promoção em substituição do instagram - o Telegram. O Telegram já tem 8 anos, mas pouquíssimas pessoas o usam. Lá podes criar grupos privados e controlar o canal. Podes fazer inquéritos, enviar promoções, dar a conhecer novos produtos junto de uma plateia que “escolheu” fazer parte. Se a plateia escolheu fazer parte, a probabilidade de comprar é grande.

Algumas marcas portuguesas optaram por esta estratégia levando um cliente de maior qualidade para a sua rede “particular”.

3 dicas para levares o cliente para o Telegram

  1. Anuncia no instagram este novo canal

  2. Anuncia via newsletter este novo canal

  3. Anuncia num banner do website este novo canal

Como sabes, o telemóvel é uma extensão da nossa mão, já não vivemos sem ele! Cada plataforma tem a sua função, mas, no final, o objetivo é só um - VENDER!

Em cada uma das ações, cada estratégia só é válida se existir sincronização com a tua loja online. Nunca te esqueças de levar o cliente à ação, o chamado “Call-To-Action”.

Nota Final: Atenção que em todas as ações é obrigatório o consentimento do cliente para o envio da informação, tendo sido previamente avisado e autorizado. Caso contrário a marca estará a fazer envios ilegais.

Boas Vendas

Joana

Anterior
Anterior

Black Friday, sim ou não?

Próximo
Próximo

O hábito como estratégia