Modelo de Negócio Circular

Ser circular requer uma reconfiguração de quase todas as estruturas de negócios. Os modelos de negócio requerem compromisso, alteram a forma como olhamos para a economia atual e obriga-nos a desenhar os produtos de forma estratégica.

O que é a Economia da Partilha?

A economia circular muda a forma como fazemos negócios. Na atual economia linear, somos todos consumidores, mas à medida que fazemos a transição para a economia circular, o consumidor passa a ser utilizador, reduzindo massivamente o desperdício, promovendo novas abordagens de reutilização — economia da partilha.

ALUGAR OU SUBSCREVER

Os serviços de aluguer fazem parte do paradigma social da economia da partilhada. Os produtos alugados podem ajudar a reduzir o consumo (comprar de novo), aumentando a eficiência de recursos, garantindo a devolução e a reutilização ou reciclagem otimizada de componentes. Para alugar produtos a marca deve pensar no design para um uso prolongado.

REVENDA 2ª MÃO

O Recommerce é a revenda de itens vendidos anteriormente. É um modelo bem estabelecido na moda, historicamente tende a ser algo informal, através de lojas de caridade e vendas em segunda mão. Quando um produto é revendido para um novo proprietário/usuário, a vida útil do produto é estendida e os recursos normalmente usados para produzir um novo produto são economizados.

REPARAR

O serviço de reparação pode prolongar a vida útil do produto, sem a necessidade de o substituir. A Manutenção e reparação pressupõe que a marca desenhe seguindo uma estratégia de design circular.

Queres conhecer as marcas que já construí?


Anterior
Anterior

A urgência do Relatório Sustentável

Próximo
Próximo

O que é o Design Circular?