Design Circular

O que é o Design Circular?

O design circular está integrado na economia circular. A economia circular pressupõe desenharmos com intenção. Mais do que ter produtos que representam um lifestyle, os produtos e processos devem ser pensados para a circularidade.

Ao contrário da economia linear, que segue a lógica de extrair, produzir e descartar, a economia circular propõe um ciclo contínuo de reutilização de recursos.

No sistema circular o conceito de “resíduo” é uma ideia obsoleta, uma vez que os resíduos são vistos como nutrientes em novos processos. Este modelo traz um maior entendimento do ciclo de vida do produto, optimizando os sistemas produtivos e os negócios.

No Design Circular os Materiais circulam no máximo do seu valor, tanto no ciclo técnico, como no ciclo biológico. Os sistema indústriais estão integrados e são regenerativos. 

Este modelo de produção e consumo sustentáveis, reduz o desperdício e promove a reutilização, recuperação e reciclagem de materiais.

Quais os benefícios?

Redução de resíduos têxteis

Ao adotar práticas de design circular, é possível reduzir significativamente a quantidade de resíduos gerados.

Estimulo à inovação

A transição para a economia circular requer novas formas de pensar e soluções inovadoras, muitas delas assentes em serviços.

Conservação de recursos

A economia circular reduz a necessidade de extrair novos recursos naturais, minimizando o esgotamento de matérias-primas.