Como é que o IA impacta a moda?

Design Army campaign crafted entirely from AI

“Já pensas-te que com o IA vamos deixar de fazer campanhas de moda com manequins reais?”.

Desde que comecei o Fashion Makers, habituei-me a fazer duas campanhas de moda por ano com os clientes. Este serviço envolve produção, fotógrafos, videografos, location, cenografia, manequins, maquilhagem, styling, cabeleireiro, alimentação, transporte. Costumamos ser 10 a 15 pessoas. Enfim, um role de necessidades de levam tempo e dinheiro.

As redes sociais e as feiras internacionais já estão a ser invadidas por “campanhas” feitas com ferramentas de IA (inteligência artificial), o que nos pode assustar, uma vez que basta 1 pessoa e 1 ferramenta de IA para produzir um número infinito de imagens.

Mas o AI é novo? não! Todos os dias somos impactos por ele. No entanto, com a democratização da ferramenta, qualquer um pode escrever algo e ter acesso a textos ou imagens que impressionam. Depois escutamos João Ferrão dos Santos, criador da marca Alsthetic e achamos que encontramos a fórmula para fazer dinheiro fácil apenas com perguntas ao ChatGPT. Calma! A máquina não nos vai substituir, ela hoje é uma extensão do negócio moda. Explico mais abaixo como.

Como é que esta tecnologia irá impactar a MODA?

Produzir Moda Digital

Já escrevi sobre a imaterialidade da moda aqui. A portuguesa PlatformE já faz amostras digitais desde 2015 que substituem roupas físicas durante as fases de design e desenvolvimento, reduzindo drasticamente a pegada e resíduo. No entanto, a moda digital poderá ser optimizada. Com o Inteligência Artficial, podemos fazer um modelo de moda digital 3D. Mas há mais, já viram as novas funcionalidades do Photoshop com IA Generativa?

Analisar o comportamento de consumo

O thredUp está a usar a IA para para fornecer preços e tags com base em padrões, cores e índice de modernidade, o que tornou o seu centro de processamento muito mais eficiente (100 mil itens únicos todos os dias). Ou seja a inteligência artificial está a ser usada para analisar o histórico dos clientes e identificar tendências da moda. Na verdade é o mesmo que a Netflix faz quando nos entrega uma imagem de filme mediante o perfil do cliente.

Gestão Eficiente

A plataforma de assinatura mensal Rent the Runway integra a IA nos seus armazéns, com o objetivo de ampliar o sistema e torná-lo mais rápido para liberar stocks para que os clientes possam alugá-los, o sistema robotizado reconhecer automaticamente os materiais e os métodos de limpeza correspondentes das roupas devolvidas ao separá-las. O tempo mínimo de processamento de entrada é alcançado, maximizando assim o potencial de reutilização de roupas e seus benefícios para o meio ambiente

Evitar Sotcks

Um dos casos mais conhecidos da Inteligência Artificial é na análise avançada de dados e previsão de vendas. Ao analisar tendências, comportamento do cliente é possivel reduzir o número de roupas produzidas a cada temporada.

Ou seja, tudo o que o ser humano não consegue fazer, a IA substitui.

Sugiro escutarem estes dois podcasts: Pedro Domingos, João Gabriel Ribeiro.

p.s Este texto foi escrito por um humano.

Joana

Anterior
Anterior

O que é o Eco-Valor?

Próximo
Próximo

Doação Insustentável