Aprender com a ECOALF
A ECOALF foi fundada em 2009 por Javier Goyeneche. O nome ECO-ALF significa ECO-(Alfredo) o nome do filho do fundador.
Ao analisar as marcas PATAGONIA, a VEJA e a ECOALF percebi que todas respondem ao desafio Simon Sinek (WHY, HOW e WHAT) em 8 estratégias sustentáveis comuns.
O Artigo de hoje é sobre a ECOALF.
WHY? Qual a causa?
1. Uma causa ambiental clara!
A ECOALF compromete-se a “transformar o que os outros chamam de lixo em produtos incriveis”.
HOW? O processo, os valores, as ações que orientam a marca.
2. Um Modelo de Negócio que prioriza o meio ambiente ao lucro
A ECOALF oferece uma combinação de acessibilidade e compromisso com criterios ambientais superiores. Barato o suficiente para ser acessível a todos, caros o suficiente para garantir que os consumidores cuidam a longo prazo.
3. Uma Equipa especializada
A ECOALF recrutou uma pessoa com mais de 15 anos especializada em vendas e marketing para os mercados de USA e UK e uma executiva de moda com mais de 20 anos de experiência capaz de incorporar processos, procedimentos e sistemas.
4. Líderes na Inovação de Matérias Primas
A ECOALF entre 2015 e 2018 desenvolveu mais de 98 tecidos reciclados exclusivos com os seus fornecedores, trazendo o mesmo toque e sensação dos tecidos a partir de matérias primas virgens.
5 . A Cooperação constante entre funcionários e cadeia de valor
A ECOALF torna a cadeia de valor sustentável, trabalhando em cooperação com pescadores que recolhem os plásticos dos oceanos e os parceiros que transformam e reciclam o resíduo.
WHAT? O resultado.
6 - Produtos como solução
A ECOALF promove o Ciclo de Vida de Produto: “Do fundo do Oceano ao casaco”. Compromete-se a substituir os recursos naturais por produtos reciclados recolhidos dos oceanos. O portfólio de produtos foca-se em look total, diversificando a oferta.
7 . Mais do que produtos, serviços para promover a longevidade
A marca investiu pouco em marketing, focando a sua comunicação em formas de gerar tráfego, por via da notoriedade e voz. Com um orçamento de comunicação limitado, a ECOALF luta por transmitir a sua mensagem. Registou o slogan: “Não há planeta B”, usando-o de forma agressiva em todos os seus produtos, destacando a mensagem principal: ACT NOW!
Tal como identifiquei no artigo dedicado à PATAGONIA e à VEJA a ECOALF teve dificuldades em encontrar um equilíbrio entre o compromisso ambiental e o desempenho financeiro.
Todas estas marcas provaram que para serem competitivas, tiveram de arriscar e desenvolver a sua própria matéria prima e colaborarem com parceiros especializados. Mostraram também que a sua causa é equilibrada com o lucro, e que o seu modelo de negócio conta também com receitas por via das patentes.
Bons Negócios
Joana