O que é a Economia Circular?

A economia circular contrasta com o modelo tradicional de economia linear baseado no princípio extrair → consumir → descartar. A economia circular propõe uma nova forma de pensar o nosso futuro, a forma como nos relacionamos com o planeta e por consequência os modelos de negócio.

Este novo modelo de produção e consumo promove a economia da partilha, onde o consumidor passa a ser utilizador.

Este modelo otimiza os sistemas produtivos e os negócios da partilha, aluguer, (re)utilização, reparação e por fim reciclagem de materiais.

ECONOMIA LINEAR

A indústria da moda é caracterizada por estar assente numa economia linear: pensada para extrair → consumir → descartar. O sistema linear coloca o crescimento económico dependente do consumo de recursos finitos, o que traz um risco de escassez de matérias-primas. Com esses recursos cada vez menos disponíveis, os custos da extração ficam cada vez mais altos e isso traz instabilidade e insegurança em relação ao futuro. Para além dos problemas associados a essa extração insustentável, também temos a contaminação provocada pelo descarte desses produtos. 

O modelo linear gera também um volume excessivo de resíduos inutilizados e que são potencialmente tóxicos para os seres humanos e para os sistemas naturais.

ECONOMIA CIRCULAR

A economia circular é uma nova forma de pensar o nosso futuro e como nos relacionamos com o planeta, promovendo o bem-estar humano sem nunca colocar em causa os recursos naturais. Para isso, os materiais circulam no máximo de seu valor como nutrientes técnicos ou biológicos em sistemas industriais integrados, restaurativos e regenerativos.

A economia circular é um sistema capaz de circular as roupas no seu máximo valor, o maior tempo possível, antes de entrar novamente em sistemas de reutilização ou reciclagem. A economia circular propõe eliminar a ideia de lixo. O resíduo é visto como um recurso.

Existem várias formas de manter produtos e materiais em circulação e é útil pensar em dois ciclos fundamentais – o ciclo técnico e o ciclo biológico

Gostarias de dar o primeiro passo na economia circular?

Anterior
Anterior

O que é o Design Circular?

Próximo
Próximo

O fim da propriedade!