GEN Z - A culpa pode esperar!
Quase 30% da população mundial é composta pela Geração Z.
Esta geração (nascida aproximadamente entre 1996 e 2012) ficou conhecida por ser a Geração “GRETA”, uma geração com mais consciência ambiental e social, muito movida por valores e combate à crise climática.
Os Gen Z exigem maior diversidade e inclusão, muito preocupadas com a sua saúde e com as suas carreiras, procurando dar um sentido à vida na busca de um futuro melhor!
No entanto, a mesma geração consciente é o principal público-alvo da SHEIN. Mesmo com a má reputação de marca, a multinacional acumula um culto de seguidores. Confuso não?
Doce como mel
O Fast fashion, entrega moda rápida e barata. Produzir em grande volume faz com que se privilegie a quantidade à qualidade. Com a pandemia e agora a guerra na Ucrânia, os preços das matérias primas subiram, esmagando os produtores. Parte das produções estão a deslocar-se para a Turquia e para Marrocos. O “cliente não está disposto a pagar mais”. Se o preço não pode ser alterado, criamos ainda mais desigualdades através do esmagamento desta cadeia insustentável. O impacto é catastrófico, criando problemas ainda maiores ambientais e sociais.
De 100 mil milhões de roupas produzidas por ano, 92 milhões de toneladas acabam em aterros sanitários. E até 2030, esse número deve aumentar em 50%.
A tendência abaixo mostra como o consumo de matérias primas inferiores está a subir!
A SHEIN resulta desta tendência. Explodiu nos últimos anos, superando marcas como a H&M e ZARA e passou a ser a maior loja exclusivamente online do mundo, sendo responsável por 28% do mercado de fast-fashion somente nos EUA. Tornou-se extremamente popular, especialmente entre os consumidores mais novos da geração Z, em grande parte devido ao marketing de influência, aos preços ultra baixos e pela gamificação.
À caça às pechinchas
A SHEIN usa um sistema de pontos para motivar o usuário a realizar certas atividades na app. Esses pontos podem ser trocados por descontos de até 70% em um pedido, com uma taxa de 1 dólar por 100 pontos. É possível ganhar pontos ao verificar o endereço de e-mail, fazer check-in no aplicativo todos os dias durante sete dias ou avaliar um produto. A Shein também mescla a gamificação com um componente social, recompensando o usuário por participar em "concursos de looks", onde o usuário publica fotografias de si mesmo com um "look" que montou com itens comprados na APP.
O efeito TIKTOK
A estética do ativismo surgiu em 2020, quando os infográficos políticos tomaram conta do Instagram, transformando a plataforma numa poderosa ferramenta educacional sobre uma variedade de tópicos. Em 2022, plataformas como o TikTok impulsionaram movimentos globais para promover mudanças reais. De acordo com o Reach3 Insights, 77% da Geração Z usa o TikTok para aprender sobre justiça social e política. No entanto a mesma APP impulsiona no sentido contrário. Apesar de problemática a SHEIN consegue conquistar os olhos dos mais jovens com videos tontos do TikTok, promovendo dancinhas, “compras” ultra baratas por contraste a uma Zara ou H&M e evidenciar as últimas tendência dos anos 2000.
O que agrega valor numa marca para o Geração Z?
Num estudo feito recentemente aos jovens da América do Sul. Eles priorizaram numa compra:
Bons produtos,
Boa política de relacionamento,
Responsabilidade ambiental,
Diversidade,
Ética e transparência,
Em primeiro lugar vem sempre o produto (esse tema já não é novo aqui), depois vem o relacionamento, ou seja o benefício para o cliente (é fácil de comprar? é fácil de devolver?) só em 3º lugar é que vem a sustentabilidade ambiental. É interessante perceber que a sustentabilidade é algo externo.
A culpa pode esperar
A verdade é que a geração Z sabe do problema e está bem ciente das questões éticas e ambientais. No entanto por tudo o que foi evidenciado acima faz compras com frequência, correndo o risco de a maioria das peças nem chegarem a ser usadas. Uma compra por impulso aqui, um add-to-card ali. Quem realmente sairá prejudicado? Esta cadeia é tão OPACA e difícil de desmontar!
A solução parece simples: COMPRAR MENOS, COMPRAR MELHOR. No entanto, é uma tarefa super difícil, principalmente para os mais jovens. Pois sentem que não querem ser privados de problemas criados por outras gerações. : “Eu só tenho uma vida para experimentá-los.” Provando que a moda consegue ser altamente emocional e por isso irracional.
Esta geração é uma contradição! Temos de atuar de forma ainda mais profunda.
Joana