Benefícios do IA na Moda

A inteligência artificial está a mudar e a redefinir profundamente a moda, exemplos disso são as marcas portuguesas Impetus e Salsa. Na pandemia a Impetus introduziu o Clo 3D para o desenvolvimento dos seus produtos e agora as suas campanhas já são totalmente digitais com o auxílio da Inteligência Artificial. Já a Salsa está a testar um piloto com a plataforma de inteligência artificial MySize para optimizar os tamanhos na fase do design a fim de reduzir os artigos não vendidos. Todas as soluções de medição são baseadas em algoritmos.

Revê o primeiro artigo sobre o tema: aqui.

Em 2015, quando a platformE lançou o serviço de 3D, parecia ser um tema de futuro. Quase 10 anos depois, já é o novo modus operandi das fábricas , impactando diretamente processos, vendas e até a contratação de pessoas.

O artigo de hoje é dedicado aos benefícios e potencial da inteligência artificial.


Uma das estratégia da moda sustentável passa por desmaterializar o vestuário, a fim de reduzir o volume de novas roupas físicas. Um dos grande impactos acontece na produção de amostras ao longo do processo até à venda final. Uma das estratégias que as marcas têm adotado, passa por desenvolverem amostras digitais com recurso a ferramentas de design com 3D e IA como:

  • Clo3D

  • Browzwear

  • sampLess

  • Optitex

  • Style 3D

  • Marvelous Designer

  • MySize

Software Browzwear

Software sampLess

Inicialmente vimos o CLO 3D como uma forma de reduzir as amostras e optimizar processos, a evolução destas ferramentas como o BROWZWEAR vai mais além. A empresa portuguesa sampLess afirma que unindo a IA e o Render 3D, conseguimos colocar em poucas horas um produto à venda, sem produzir um único resíduo.

Software Browzwear

mysize

by Browzwear

by Browzwear

Com a Inteligência Artificial podemos gerar artificialmente novos tamanhos sem produzir uma única peça, trazendo um custo reduzido para a marca e para o planeta. É ainda possível simular diferentes etnias e idades com o mesmo produto.

Software Browzwear

Imptus

Mediante a complexidade dos produtos, a inteligência artificial pode gerar / simular novas matérias primas ou acabamentos, testando visualmente antes de produzir.

A Transição Digital acontece em 5 grandes momentos:

  • Análise de tendências

  • Design IA

  • Mostra digital (Venda)

  • Fit (escala de tamanhos)

  • Fabrico da peça

Com a geração de imagens a inteligência artificial permite-nos ir mais além. É possível gerar artificialmente uma campanha de comunicação da marca, substituindo a contratação de manequins, cabeleireiros, maquilhagem, fotografo, location, produtor, direção de arte, catering, enfim, todos os criativos envolvidos.

É certo que há riscos, mas também há muitas oportunidades para a indústria do têxtil e do vestuário.

Benefícios de Produtos Digitais Moda

  1. Redução de Amostras em 50%

    Nova forma comercial de mostrar coleções com custo reduzido.

  2. Redução do lead-time to market em 50 a 80%

    Forma mais rápida e eficaz de colaborar e produzir.

  3. Redução de devoluções online em 20% e taxas de conversão online melhorada em 10%

    O “Provador Virtual” traz mais confiança ao consumidor para adquirir o tamanho certo, sem erros ou devoluções.

  4. Redução de Stock e desconto excessivo em 25%

    O Excesso de stock e as liquidações esmagam muitas vezes as margens. Ao reduzir o tempo do lançamento no mercado, a marca maximiza a possibilidade de vender mais, pelo preço total.

A desmaterialização fará parte do futuro por isso não a devemos temer. Devemos incorporar as ferramentas digitais a fim de optimizar processos e poupar recursos do planeta!

Boas Vendas!

Joana


Anterior
Anterior

STOP GREENWASHING

Próximo
Próximo

O que é o Eco-Valor?