Orientação Espacial

O baby A desde pequeno sabe qual é a estrada em direção à avó Sissi ou em direção à avó Gui. E agora com 3 anos, fomos surpreendidos a indicar no Jardins do Palácio de Cristal, que “ali ao fundo é a casa do avó Tó.”

A orientação espacial começa a ser desenvolvida a partir da relação que a criança estabelece com o seu próprio corpo, nomeadamente a sua localização no espaço, tomando-se a si própria como ponto de referência: “por exemplo, quando a criança necessita dizer se um objeto está atrás dela ou à sua frente”

“A perceção geométrica leva a criança a reconhecer, organizar e sintetizar as informações oriundas dos objetos que estão ao seu redor e a orientação espacial auxilia a criança a se movimentar e localizar objetos tendo como base pontos de referência”.  

A perceção visual desenvolve-se entre os três anos e meio e os sete anos e meio.

Assim, pode-se dizer que as crianças em idade pré-escolar estão no início do seu desenvolvimento máximo da perceção visual, pelo que será normal que os seus conhecimentos ainda não estejam muito consolidados, sendo, portanto, pertinente perceber como as crianças desenvolvem esta capacidade desde cedo.

Atividades

É importante que na infância sejam realizadas tarefas que envolvam a identificação do local onde se encontra determinado objecto, a descrição e identificação de caminhos e a análise da posição do objecto. Ao fazê-lo, as crianças desenvolvem vocabulário específico e adequado a cada uma das situações.

Anterior
Anterior

Noção do Tempo

Próximo
Próximo

Ambiente preparado