Cores: Educar os sentidos

“Não creio que haja um método melhor que o montessori para sensibilizar as crianças sobre as belezas do mundo e para despertar sua curiosidade para os segredos da vida” Gabriel García Márquez (Prémio Nobel de Literatura)

Li recentemente que “A melhor forma de viver a arte é sem dúvida educar os sentidos para que esta nos corra nas veias, ser capaz de olhar para a beleza, simetrias, assimetrias, semelhanças, diferenças (sons, cores, formas, odores, texturas), por isso nos primeiros 6 anos de vida temos de absorver com todos os nossos sentidos o que de mais belo há no mundo.”

É importante sentir a harmonia entre composições, cores, formas, sons, após conhecer cada elemento que os compõem separadamente.

Há diversos materiais específicos que permite a criança trabalhar o sentido estético e explorar diversas artes e técnicas.

As Cores Primárias: o amarelo, o vermelho e o azul

Baby A com o livro das cores.

Caixa nº 1: A Caixa de madeira com três pares de placas com as cores primárias - vermelho, amarelo e azul - para que a criança faça a correspondência.

As Cores Secundárias

  • Apresentei as cores secundárias de duas formas. Usamos uns filtros de cor que por cima de um livro que nos deu novas cores.

  • E misturar cores com tintas. A importância da mão e do fazer são essênciais. Um dos fundamentos centrais da Pedagogia Montessori é o aprender pela experiência, aprender-aprender.


A Caixa de Cores nº 3

Quando a criança já domina as cores principais, podemos aumentar o nível de complexidade.

Com a caixa das cores nº 3 a criança começa a entender conceitos de: igual, diferenças e ordem crescente e decrescente (noções que antecedem a ideia de númeração). 

A Caixa de madeira com 63 placas de cores. Contém 7 tons de 9 cores: vermelho, azul, amarelo, verde, violeta, laranja, castanho, rosa e cinzento.


O baby A, tem dificuldade a identificar o castanho ou o cinzento então fiz um jogo.

  • Peguei na sua área de interesse, que neste caso são carrinhos e apresentei-lhe a sequência de cores.

  • Depois desmontei tudo e pedi-lhe para montar na sequência a fim de criar uma “estrada” para o carro.


Como apresentar o material à criança?

  • Montar o material à criança, em silêncio, fazendo a sequência correta.

  • Deixar o material desmontado para a criança montar sozinha.

Acentuar esta organização mental

  • Quando preparamos uma zona para pintar ou escrever no quarto, podemos seguir a sequência das cores.

  • Cada caixa uma cor.

Anterior
Anterior

O movimento e o equilíbrio

Próximo
Próximo

Os números grandes