O baby A está muito sensível aos números. Atualmente ele sabe “recitar” os números. A matemática é linguagem e é um sistema. Com 3 anos de idade é normal a criança já ter noção da contagem, mas nesta fase ela tem é de ter a percepção de que o 5 é maior que o 1, e que 2 é o dobro do 1. 

A dimensão matemática, deve ser apresentada à criança primeiro de forma “concreta” e tátil (já expliquei no último artigo) , só depois é que vem a forma abstrata.

A matemática é a comunicação das quantidades e das suas relações. E a matemática é também as quantidades em si! Mas antes da representação SIMBÓLICA / ESCRITA do número 2 (por exemplo), a criança tem de entender a relação entre as quantidades.

“Controlar o Erro”

  • Para prepararmos a criança para a matemática, temos de fazer muitas atividades com “materiais sensoriais”. O material sensorial preparar a “mente matemática”. Ou seja, deveremos trabalhar o lado visual (noções de proporção e quantidade), a motricidade e controlo do erro. Aos 3 anos, o pensamento ainda é binário. E nesta fase o importante é controlar o ERRO. Fundamental também é permitir a criança ERRE sozinha e tirar as suas ilações sozinha.

Empilhar objetos

Servir sumo sozinho

Passar água entre recipientes

Preparar o pequeno almoço

O poder do “Material sensorial”

“A criança aos 3 anos ainda tem um pensamento Binário.”

  1. Com a torre montessori a criança prepara a motrocidade fina e a sequência.

  2. Com os ciclindros de botão a criança prepara a “pega” do lápis e a noção de tamanhos e profundidade

  3. Com os ciclindros sem botão a criança trabalha noções de diâmetro e altura.

  4. Com a caixa das cores a criança começa a entender conceitos de: igual, diferenças e ordem crescente e decrescente (noções que antecedem a ideia de numeração) 

  5. As barras vermelhas e azuis já introduzi e já parei porque senti que o baby A não estava preparado. Elas servem para:

    • Aprender quantidade

    • Associar  número escrito com a quantidade

    • Noções de soma

    • Primeira noção de multiplicação, subtração e divisão.

Torre Rosa

Caixa de cor

A caixa de cores nr 3 é um dos materiais mais bonitos e interessantes do método Montessori. A partir do manuseio de tabletes de madeira as crianças aprendem, gradativamente, a paleta de cores. Discriminando as cores, compreendem a gradação de tons e sua nomenclatura. Também trabalham a lógica, a concentração e a memória. Enfim, um material bem completo que todos deveríamos ter em casa para trabalhar as cores com nossos filhos.

Cilindros com botão

Cilindros sem botão


Este material foi muito recomendado. É perfeito para ensinar às crianças o conceito de tamanho e cor,  já que os cilindros variam em altura e diâmetro.

É também ideal como exercício visual, já que a criança se concentra nas características de tamanho e cor.

Aqui também se trabalha o conceito de peso,  verificando como o cilindro maior pesa mais e o peso diminui nos menores. 

As 4 caixas são diferentes entre si:

1. A primeira caixa a apresentar é a amarela. Aqui os cilindros diferem de diâmetro e altura. Quanto maior é o diâmetro, maior é a altura.

2. A caixa seguinte é a a verde, onde os cilindros também diferem de altura e diâmetro. Aqui, quanto menor é a altura, maior é o diâmetro.

3. A seguinte a apresentar é a vermelha. Aqui os cilindros variam no seu diâmetro.

4. A última caixa a apresentar é a azul, onde os cilindros variam apenas na sua altura.

Este produto é recomendado a partir de +3 anos

Anterior
Anterior

Período Sensível da Escrita #letras de lixa #5

Próximo
Próximo

Artes #36 meses