6 Marcas Portuguesas Sustentáveis

Lemon Jelly®

A Marca

A Lemon Jelly faz parte do grupo PROCALÇADO S.A., uma empresa Portuguesa, líder na indústria do calçado. O grande crescimento e o know-how adquirido ao longo dos anos no sector da borracha levou a PROCALÇADO a criar a marca LEMON JELLY® para o segmento Moda.

Estratégia de Design Circular

Com um único material, na iniciativa Closing the Loop, nada é destruído, tudo é transformado. Através da reciclagem, a marca é capaz de transformar botas usadas, triturá-las e incorporá-las na produção de novas botas recicladas — Recycled Lemons. A cor preta é a mais sustentável!

Modelo de Negócio circular

A marca Incorpora um sistema de recolha - take back.

Certificações

Vegan Aprovado PETA


PlayUp®

A Marca

Embrancing circularity - comprometidos em regenerar a mãe natureza através dos produtos que fazem. A Play Up é uma marca de roupa de bebé e criança dos 0 aos 14 anos, fundada em 2004 por Susana e Bruno Correia. Todos os nossos produtos são desenhados e feitos em Portugal, na fábrica própria.

Estratégia de Design Circular

A PlayUp desenha peças intemporais para serem partilhadas, reparadas, transformadas e, em último caso, recicladas ou devolvidas à Natureza. A marca adota 3 estratégias: Desenhado para a reciclabilidade de materiais, desenhado com materiais responsáveis, desenhado para a longevidade.

Modelo de Negócio circular

A marca incorpora um sistema de recolha - take back. O cliente ao “devolver” o produto em fim de vida, a marca assume dois compromissos: 

  • Venda em 2ª mão, integrando os produtos em bons estado na loja em 2ª mão.

  • Reciclagem Têxtil, os produtos danificados são triados e reciclados pelos parceiros dando vida a um novo fio.

Certificações

GOTS , GRS.


Vintage for a Cause

A Marca

A Vintage for a Cause é uma marca de economia circular com compromisso social, focada na reutilização de resíduos têxteis por meio do upcyling, ao mesmo tempo tem como missão capacitar mulheres desempregadas com mais de 50 anos. Numa lógica de co-criação, a marca cria edições limitadas de designs intemporais, reunindo, envolvendo e influenciando diferentes stakeholders em toda a cadeia de valor em direção a uma produção e consumo mais sustentáveis.

Estratégia de Design Circular

A marca fabricamos as suas peças a partir de tecidos resgatados de “stock morto”, materiais sustentáveis ​​e roupas reaproveitadas.

Modelo de Negócio circular

A marca promove oficinas de upcycling em todo o país. Com o apoio de estilistas de renome como Katty Xiomara, para além de contribuir para a redução do desperdício, ainda podemos apoiar os programas de inclusão social e empoderamento feminino da marca.

A marca incorpora o sistema SELL 1 BUY 1 trocando artigos usados por novos.

Transparência

A marca comunica com total transparência, identificando os parceiros da sua cadeia de valor moda e os impactos da atividade.


Elementum Store

A Marca

A Elementum foi fundada em 2008 por Daniela Pais. É uma marca de moda sustentável “Zero Waste”, usa materiais naturais e de baixo impacto, e sãos fabricados na Europa. Com designs intemporais e multifuncionais, a Elementum oferece uma gama de expressão e identidade que se adapta aos contextos em rápida mudança da moda atual.

Estratégia de Design Circular

A circularidade faz parte do Elementum desde a sua origem. A Elementum cria PEÇAS DE DESIGN MODULARES E MULTIFUNCIONAIS (que podem ser usados ​​de diversas formas) e têm como princípio o RESÍDUO ZERO. Assumindo o compromisso de: Design de longa duração para prolongar a vida útil de cada peça, Usa técnicas de desperdício zero e execuções de produção limitadas, usa tecidos de baixo impacto ambiental e ainda excedentes de produção.

Modelo de Negócio circular

A marca incorpora o sistema SELL 1 BUY 1 trocando artigos usados por novos.

Transparência

A marca comunica com total transparência, identificando os parceiros da sua cadeia de valor moda e os impactos da atividade.


R3ady To Play

A Marca

Em 2017, a marca de roupa R3ady to Play foi criada por Diana Pais, com a missão de criar roupas que resistam ao quotidiano das crianças, que possam ser herdadas e que levem memórias através de gerações.

Estratégia de Design Circular

Com uma produção de pequenas quantidades e valorizando a longevidade, o trabalho manual, a sustentabilidade e a criatividade, o objetivo é tornar a roupa mais difícil de deitar fora, combatendo a massificação da indústria têxtil.

Todas as peças são desenhadas e produzidas em Portugal, feitas com algodão proveniente de resíduos de fábricas têxteis. Trabalhar com fornecedores certificados “criando relações duradouras e garantindo o respeito pelos direitos dos trabalhadores”. A marca trabalhar para prolongar o tempo de vida da peça.

Modelo de Negócio Circular

A marca incorpora o sistema SELL 1 BUY 1 trocando artigos usados por novos.

A marca para além de desenvolver várias e para estratégias de design para atrasar o descarte da roupa, lançou ainda o sistema de ALUGUER.


Isto®

A Marca

A ISTO é uma marca de moda que não depende de coleções sazonais.

Estratégia de Design Circular

A marca aposta numa entrega de itens básicos todas as estações, trabalhando neles até sentirem que estão perfeitos. A Qualidade acima de quantidade. Cada novo lançamento é cuidadosamente planeado para atender às necessidades reais dos homens que procuram os melhores itens essenciais para o dia a dia. O resultado final é uma coleção cada vez maior de materiais orgânicos e naturais feitos para parecerem incríveis, se ajustarem perfeitamente e durarem mais.

Modelo de Negócio Circular

A marca usa matérias primas recicladas, mas ainda não incorpora nenhum sistema de recolha.

Transparência

A ISTO foi a primeira marca a mostrar transparência no preço. Quando o cliente escolhe ISTO, o que o cliente vê é exatamente o que o cliente recebe. Isso significa que o cliente tem uma compreensão clara de tudo o que foi feito para fazer as peças de roupa. A marca trabalha apenas com fábricas que podem ser mantidas nos mais altos padrões de responsabilidade social e políticas de trabalho. Em segundo lugar, o cliente pode ver exatamente quanto pagam por cada componente, desde os materiais até a produção.

Bons inspirações

Joana

Gostarias de avaliar a sustentabilidade da tua marca?

Anterior
Anterior

França paga 25€ para reparar roupa

Próximo
Próximo

O Fast Fashion como solução