Greenwashing!

A marca SHEIN na sua proposta de valor indica que entrega mais de 100 novos estilos por dia. Na verdade, não são 100, mas sim milhares de peças por dia. Para além de uma demanda acelerada, entrega um produto de baixa qualidade (a maioria das vezes poliéster).

O poliéster é uma fibra sintética produzida a partir do petróleo, e é muito utilizado para as mais diversas finalidades, devido à sua versatilidade e custo-benefício.

Apesar desta matérias prima ter muitos benefícios também traz grandes problemas. Estima-se que, em 2050, exista mais plástico no oceano do que peixes. E porquê? Segundo a deco proteste “Tudo indica que cerca de 35% dos microplásticos no oceano sejam fibras de têxteis sintéticos, libertadas durante a lavagem e que acabarão nas estações de tratamento de águas residuais, especialmente durante o outono e o inverno, quando aumenta o volume de lavagens deste tipo de têxteis. São libertadas mais de 1900 fibras por cada ciclo de lavagem, podendo ultrapassar as 7000, tratando-se de tecidos de poliéster.”

O uso de matéria prima de baixa qualidade, faz com que a Shein consiga ter um preço por peça abaixo do normal e em cima disto a marca ainda faz a promoção da promoção.

Para entender o quão nociva é esta marca, sugiro verem o documentário que saiu em 2021 na RTP1: Fast Fashion: O segredo da moda barata. Este documentário revela a falta de condições de trabalho dos seus colaboradores.

Anitta x Shein

Donald Tang . WEB SUMMIT

Para além de usarem inteligência artificial impactando o consumidor de forma envolvente, a marca tem-se validado por meio de figuras públicas! Como é o caso da Anitta que se tornou o rosto da marca no Brasil. Foi um espanto para todos, ver o seu rosto associado, uma vez que a cantora Anitta tem sido uma figura ativa na defesa da Amazónia e de outras causas sustentáveis.

O fundador Donald Tang, subiu ao palco da WEB SUMMIT para falar sobre Tecnologia e Sustentabilidade, uma vez que a marca tem um sistema de entrega inovador, reduzindo o stock. Donal afirmou: "Se querem tornar o mundo mais sustentável, venham trabalhar connosco".

O fundador afirma que “a tecnologia torna a moda mais sustentável, acessível e inclusiva”, e a “interação única entre a tecnologia e os dados significa poder ter preços mais baixos sem sacrificar a qualidade”. A questão é que para existir velocidade na entrega, a marca não respeita o direito dos trabalhadores, como podem ver no documentário acima. A marca continua a entregar produtos com muito baixa qualidade com preços irreais de 2€ a 10€.

A marca ainda tem no seu site uma parte dedicada à Sustentabilidade. Palavras enganosas típicas de quem aplica greenwashing: https://www.sheingroup.com/sustainability-social-impact/

O que é o greenwashing?

Greenwashing é desorientar o consumidor, influenciando a sua confiança nas reivindicações ecológicas. É ser desonesto e não transparente. É utilizar a sustentabilidade apenas como um mecanismo de comunicação e uma ferramenta de marketing. Poderão ler tudo no novo artigo: Verificador Greenwashing.

Joana

Anterior
Anterior

Verificador GREENWASHING

Próximo
Próximo

RAP Responsabilidade Alargada do Produtor Têxtil