Periodo Sensível da Ordem #1
Como organizar o espaço?
Um ambiente preparado é estimular a desenvolver as competências da criança. Elas tem esse instinto natural, portanto são elas que decidem se querem aprender as cores ou os números ou os animais.
Um dos períodos sensíveis da criança é a ORDEM. A Partir dos dois Anos, ocorre o “Período Sensível da Ordem”
A partir dos dois anos a criança já tem alguma independência física, sabe andar e pegar, carregar e empurrar, abre e fecha com algum sucesso, e encaixa coisas.
Há três tipos de ordem que a criança necessita:
ordem no ambiente
ordem no tempo
ordem na conduta do adulto
A criança necessita da ordem durante toda sua primeira fase de vida (os seis primeiro anos), mas dos dois aos quatro anos ocorre a transformação da mente absorvente inconsciente em mente absorvente consciente, e esta fase é especialmente frágil no desenvolvimento dos pequenos, por isso um mundo organizado é especialmente importante.
Nessa transição, ela deixa de absorver tudo o que vê para começar a compreender ativamente e interferir na realidade.
A criança pode lidar com isso, mas é importante que as coisas fiquem no mesmo lugar: ou seja que os livros se acumulem na prateleira, e que a louça seja arrumada no lava loiça.
A ordem no tempo significa que a criança precisa ter rotina. Dá segurança para a criança saber que ela tem – ou não tem – tempo para algo. A repetição de sequências, sobretudo de manhã e à noite, e antes das refeições dão para a criança uma referência do tempo que é preciosa para sua organização interior. A ausência disso leva ao desespero.
A ordem na conduta do adulto é a coerência de nosso comportamento, especialmente no que diz respeito à maneira como interagimos diretamente com a criança, e aos limites que colocamos.
Para além do espaço é importante a classificação dos objetos por categoria, cor ou forma.
brinquedos organizados por temas.