Livros #antecipar cenários

O Álvaro foi para o colégio em 2023 (tinha 2 anos e meio). Por isso, introduzi dois livros novos pelo mês de Agosto. A intenção era antecipar a “novidade” escola.

  1. Com o livro: “PEDRO, o primeiro dia de escola” o objetivo era explicar que a mãe ia levar o pedro à escola e ao final do dia ia buscá-lo. Uma ideia simples e direta.

  2. Com o livro: “Jardim de infância” o objetivo era mostrar-lhe o tipo de atividades que potencialmente iria fazer no colégio desde: pintar, dormir a sesta, almoçar na cantina, fazer ginástica, cantar os parabéns aos amigos.

Desde que apresentei estes livros, passaram a ser os favoritos antes de ir dormir. Quando senti que a mensagem ficou assimilada, guardei-os.

Este ano (2024) repeti a mesma fórmula. Guardei os livros sobre “as férias” e voltei a colocar à sua disposição os livros sobre a escola. Foi interessante perceber a sua reação. Tem me pedido todas as noites estes livros.

Em paralelo, mostrei no calendário indicando que dia 2 de Setembro iriam começar as aulas e mostrei-lhe uma vez mais o que é suposto acontecer na escola.

Posso dizer que a primeira semana está a ser um sucesso! Com um PLUS, à mesa conta-nos o que aconteceu na escola e disse-nos:

  • “Hoje não fiz plasticina”

  • “Se calhar, amanhã tenho um aniversário!”

hahahaha Ou seja, ele está a projetar a história na sua narrativa diária, o que é muito engraçado.

Recomendo muito antecipar cenários!

O Álvaro não está feliz com a Piscina e já percebi que é um tema que o incomoda. “Mamã temos algum livro sobre a piscina?” Por algum motivo os livros acalmam-no.

Anterior
Anterior

Jogo das Letras

Próximo
Próximo

Introdução ao Inglês